Você costuma conferir a validade dos produtos que você usa? Então dá só uma olhada nessas dicas e não caia em furada!

Foto: Shutterstock

Os produtos de beleza já fazem parte do nosso cotidiano. Ás vezes, pela falta de tempo, não levamos em conta o prazo de validade do produto, e continuamos usando. Esse hábito pode promover a proliferação de bactérias e fungos, causando risco à saúde, principalmente na área dos olhos.
A regra vale não só para maquiagem, mas também para perfumes e hidratantes. Entre os problemas mais comuns no uso desses produtos, é que eles “estocam” microorganismos. O uso de uma sombra ou lápis vencido, por exemplo, pode desencadear uma conjuntivite bacteriana.
Se a data de validade não estiver visível na embalagem do produto, fique atenta para a textura, cor e cheiro, que podem se alterar. O produto pode estragar até mesmo antes da data de validade, caso não seja guardado da forma correta. Lembre-se que os cosméticos devem ser mantidos em lugares secos e com temperatura ambiente.
LábiosAs principais consequências para o uso fora do prazo são infecções por meio de fungos ou bactérias. Fique atenta para o cheiro do produto! O prazo médio de validade para batons e brilhos labiais varia de seis meses a um ano.
OlhosOs olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto atenção redobrada! Os cosméticos utilizados nessa área têm vida útil mais curta. As sombras, por exemplo, devem ser trocadas de três a seis meses. Já as máscaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. 
RostoEntre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Depois de seis meses de uso, eles podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite. 


Deixe um comentário