Bokeh 1
Bokeh (do japonês boke, que significa blur, ou traduzido para o português: desfoque) é um termo usado na fotografia que se refere às áreas fora de foco e distorcidas. Quando os pontos de luz ficam desfocados, criando efeitos circulares.
Essa é uma técnica muito simples e ótima pra ser praticada nessa época do ano, com as luzinhas de natal ;)
Você vai precisar de cartolina preta, tesoura, estilete, lápis e uma objetiva que tenha uma abertura grande (para essas fotos usei a minha 40mm de 2.8 de abertura).
Bokeh 2
Use a cartolina preta para fazer uma espécie de filtro, que deve ser colocado na frente da lente.
Para cortar do tamanho certo, use a própria lente como molde. Coloque-a sobre o papel, marquei a circunferência usando um lápis, e recorte deixando um cabinho (que serviu para segurar o “filtro”).
Bem no meio da bolinha, corte em formato de estrela e coração.(ou como preferir).
Depois do “filtro” pronto, basta colocá-lo em frente à lente e ajustar a câmera em uma abertura grande.
Para conseguir o Bokeh, é necessário que os pontos de luz estejam desfocados, então você pode ajustar o foco no modo manual para que a imagem fique toda desfocada e fotografar apenas as luzes, ou colocar algum objeto na frente das luzes, focando nele e desfocando o fundo. Optei pela segunda opção.
Bokeh 3
Para combinar com a árvore, foi escolhido como modelo um ursinho de gorro vermelho. Apoiei-o em uma mesa e iluminei-o com LED, para que ficasse mais claro e o fundo ficasse escuro, dando maior destaque as luzes.
Bokeh 4
E o resultado final está abaixo:
Bokeh 5
Bokeh 6
Você pode usar essa técnica para fotografar ao ar livre, as luzes da cidade a noite, ou até acrescentar um pisca-pisca no fundo de alguma foto para dar um charme!
Espero que tenham gostado! 
GIF bokeh corações 3
Post tirado do Blog Eai, beleza? 


Deixe um comentário